Thursday, May 12, 2016

Riviera Nayarit: O santuário da tartaruga marinha

  • Aproximadamente um milhão de filhotes são liberados a cada temporada nos 13 campos de tartarugas diferentes, localizadas ao longo das cinco cidades costeiras de Riviera Nayarit
A linda experiência do nascimento das tartarugas marinhas
Para acessar as imagens em alta resolução, clique aqui

Não é à tôa que Riviera Nayarit é considerada um Santuário de Tartarugas Marinhas.
Da Bahía de Banderas até Tecuala, passando por Compostela, San Blas e Santiago Ixcuintla, encontram-se reservas de tartarugas em Nuevo Vallarta, Carreyeros, Sayulita, San Pancho, Lo de Marcos, Punta Raza, El Naranjo, Boca de Chila, Platanitos, San Blas, Los Corchos, El Sesteo e La Puntilla.

A maioria das tartarugas é desovada na reserva de Nuevo Vallarta, que registra uma média de 5.500 ninhos e mais de 400 mil filhote liberados. Em seguida vem a reserva de Platanitos, que recebe uma média de 3.000 ninhos, o equivalente a mais de 250 mil filhotes liberados.

Os acampamentos que compõem a Red Tartaruga A.C., na região de Nayarit, contabilizam o nascimento de uma média de 250 mil filhotes por temporada. San Blas libera 50 mil e, na região norte do Estado, os três acampamentos registram o nascimento de 70 mil tartaruguinhas.

A tartaruga Oliva, também conhecida como Olive Ridley, é a mais comum na região, com nidificação três vezes por ano, cerca de 100 ovos por ninho do quais 80% sobrevivem e somente uma em mil chega a se reproduzir.

No caso da Tartaruga-de-pente foi encontrado um ninho com filhotes jovens, que eventualmente acabarão por regressar ao ninho com mais frequência. Já a presença da Tartaruga-de-couro e da Tartaruga Verde são menos frequentes uma vez que se encontram em perigo crítico e extinção.
A boa notícia é que existem várias reservas que estão relatando um aumento no número de ninhos ao longo do ano, especialmente da espécie Oliva, resultado dos esforços de proteção e conservação das espécies marinhas.

No comments:

Post a Comment