Monday, March 28, 2016

O espetáculo das tartarugas marinhas vai começar na Riviera Nayarit? Chegou a hora de programar sua viagem


O verdadeiro luxo de Riviera Nayarit é sua natureza. A partir de agosto, o destino passa a protagonizar o espetáculo da soltura oficial de tartarugas no campo de Nuevo Vallarta, na praia ao lado do Hotel Bahia del Sol. A ação é parte dos muitos projetos de educação ambiental desenvolvidos no Tesouro do Pacífico Mexicano e estende-se até dezembro.

A praia de Nuevo Vallarta tem registrado, historicamente, o maior número de aninhamentos da região. De acordo com o Programa Nacional de Conservação Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conanp), da média de 51 mil ninhadas registradas anualmente em toda a costa do pacífico, pelo menos 6 mil têm como cenário a costa de Nuevo Vallarta. As praias ladeadas pela zona hoteleira constituem uma excelente área para observar a desova das tartarugas marinhas. Quem tiver disposição para manter-se acordado poderá assistir a esse espetáculo no fim da noite.

Segundo o Instituto Tecnológico da Bahía de Banderas (ITBB), resultados de um estudo mostraram que, na região, as tartarugas marinhas colocam todo ano uma média de 250 ninhos por quilômetro. Uma vez que o período de incubação acaba e os ovos eclodem, o campo de Nuevo Vallarta oferece ao público a oportunidade de liberar, geralmente, um filhote por pessoa. O programa de lançamento inclui sessões diárias por volta de 18h. Para ter direito a soltar uma tartaruga é necessário pagar o imposto federal, revertido na manutenção dos programas ambientais.

Outras praias ideais para essa interação única com a natureza são Boca de Chila, Playa el Naranjo e Playa Las Tortugas, situadas na costa do município de Compostela; e a Playa El Borrego, na região de San Blas.

No comments:

Post a Comment